Evento:
EDOC 2012
GESTÃO de DOCUMENTOS e INFORMAÇÕES: do Ambiente fisico ao digital
GED/ECM - Gestão Eletrônica de Documentos e Enterprise Content Management


Tema central: Gestão de Documentos e Informações em Ambientes Digitais
Fortaleza - CE
16 e 17 de outubro
16 e 17 de outubro
Informações Gerais

Considerando a demanda por profissionais com formação para atender as exigibilidades e inovações da economia e da sociedade do conhecimento a Consultora TODESKA BADKE, da EDOC Consultoria & Capacitação /Kappel Consultoria, apresenta o evento denominado de EDOC 2012 dando continuidade aos eventos realizados em várias capitais todos os anos.

Organizado em dois dias, o conteúdo proposto será apresentado por Palestrantes de renome nacional e vem para inventariar a experiência na definição do papel da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências. Os participantes contarão ainda com exposição de produtos e serviços.

Trata-se de um evento capaz de aguçar o mercado para o tema, buscando a articulação das ações que venham
satisfazer os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a processar informações para a inovação.

O evento mostrará soluções, produtos e serviços para todas as áreas que compõem o universo da gestão da informação e tecnologias correlatas. O evento de 2012 é concebido para contribuir na cadeia de valor das empresas e instituições governamentais, focado em temas e tecnologias atuais e tendências organizacionais.




Programa

Tema do EDOC FORTALEZA2012:
GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS: do ambiente fisico ao digital

Como Conviver com a Organização híbrida?
Organização PaperLess, existe?
ECM, BPM e GED – Gestão de Processos e Gestão de Conteúdo e Gestão Eletrônica de Documentos
Soluções corporativas para gestão de documentos e informações
ECM/GED: projetos implantados em empresas públicas e privadas.
Digitalização e microfilmagem aliadas à gestão de informações 
Legalização do Documento eletrônico
Apresentação de cases ilustrativos da temática abordada

Preservação Digital
Exposição de equipamentos
Momento convivencia: “Você faz o evento”


Palestrantes Confirmados

O Tratamento de Documentos Eletrônicos nas Instituições Públicas e a Legislação Brasileira 


Vanderlei Batista dos Santos (DF)

Graduado em Arquivologia (1995), mestre (2001) e doutor (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Componente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos e Analista em Documentação e Informação Legislativa da Câmara dos Deputados, atuando junto à Coordenação de Arquivos - COARQ.Pesquisador do Team Brazil do International Research on Permanent Authentic Records in Electronic Systems - Interpares 3 Project.
 
Autor do livro "Gestão de documentos eletrônicos: uma visão arquivística" (2002, 2005), organizador e um dos autores do livro "Arquivística:
temas contemporâneos" (2007) e de vários artigos técnicos arquivísticos.

Professor do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília no período de 2001 a 2003. Responsável pela elaboração de projetos de gestão de documentos arquivísticos, incorporando diagnóstico e/ou propostas de planos de classificação e tabelas de temporalidade para várias instituições, das quais se destacam: Arquivo Público do Distrito Federal – ArPDF (1994), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN (1995), Delegacia Federal de Agricultura – DFA/GO (1997), Ministério da Cultura – MinC (1999), Secretaria  do Tesouro Nacional – STN (1999), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP (2004), UNDP – United  Nations Development Programme  (PNUD-Sede, 2004), Bancorbrás (2006), Fundação Nacional do Índio (2008), Ministério do Meio Ambiente (2009) e Fundação Nacional do Índio – Funai (2010).  Instrutor em cursos de gestão de documentos (tradicionais, audiovisuais e eletrônicos) para instituições como: Arquivo Público do Estado de São Paulo, CESPE/UnB, Tribunal Superior de Justiça - TSE, Universidade Federal de Uberlândia – UFU/MG, Superior Tribunal de Justiça - STJ, Secretaria de Administração de Santa Catarina – SEA/SC, Tribunal Superior do Trabalho - TST, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBM/DF, Universidade Federal de Alagoas – UFAL e Museu Paraense Emilio Goeldi.



ABORDAGEM:
 
O Tratamento de Documentos Eletrônicos nas Instituições Públicas: aspectos conceituais e o caso brasileiro.

O Tratamento de Documentos Eletrônicos nas Instituições Públicas e a Legislação brasileira: a legislação em vigor.

O Tratamento de Documentos Eletrônicos nas Instituições Públicas: a segurança e a preservação das informações digitais

LAI - LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO

Gestão de Documentos Eletrônicos na Administração Pública
Legislação sobre documentos eletrônicos
Preservação e segurança dos documentos eletrônicos
Apresentação de CASES ilustrativos da temática abordada


GED/ECM - Gestão Eletrônica de Documentos e Gestão do Projeto Informacional: o caminho da informação, do papel ao digital. 

Romoaldo Zacarias (SP)

Bacharel em Ciências Contábeis, Administrador de Empresas, Análise de Sistemas, Bacharelando em Ciências Jurídicas – Direito. Formação em instituições como Fundação Álvares Penteado – SP e FGV/RJ.  
Especialista & Analista: Organização, Sistemas e Métodos / BPM – Business Process Management; BPMN – Business Process Management  
BI (Business Intelligence); GED; CRM; ERP – Enterprise Resource Planning; Green IT Citizen  Prêmios: Profissional do Ano 1998 CENADEM – Centro Nacional da Imagem e Informação, Best Choice Lótus / IBM – Brasil 1998, 1999, 2000 e 2001 e Finalista do Best Choice 2002 – Orlando USA – Categoria Knowledged Management, 2010 - 2011 - 2012 - Awards - Best of Information Services Mangement - BVMW - South America.
Ocupou a posição de Diretor em quatro empresas na área de Gestão de Projetos Informacionais, sendo três nacionais e uma internacional na Inglaterra, Alemanha e Holanda.  Atualmente é o Presidente do UniLogos Institute - São Paulo e Diretor de EIM - Head of Information Management Buiness Unit da Synercorp Technologies (Alphaville/Barueri SP) Gestor de Projetos Informacionais da BR IT Software (Santo André/SP)
Palestrante –  Instrutor  desde 1992 com aproximadamente 6 mil profissionais treinados


 ABORDAGEM:

Como é o  Escritório sem Papel? O Paperless Office?
O  que é informação verde? 

Como usar estes conceitos no Projeto de Gestão de Documentos e Informações:

  • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
  • ECM – Enterprise Content Management
  • BPM – Business Process Management
  • PMP – Project Management  Professional
  • EIM – Enterprise Information Management
  • BBB – Business Big Bang  Theory  (Visão Synercorp® da Explosão  da Informação Corporativa).
  • EDA – Enterprise Digital Architecture (Visão Gartner ®da Arquitetura Organizacional no mundo Digital)
  • Cloud Computing – Computação nas Nuvens
  • Ambientes Digitais Diversos -  TI  e Informação Verde

Conteúdo:

1. Da Gestão Acervos Físicos a Gestão de Acervos Digitais
2. Segredos da Implantação de Projetos Informacionais
3. Gestão de Projeto orientado a Informação - Big Bang da Informação na Organização sem Papel
4. Características do Projeto de Tratamento do Acervo: tecnologias, métodos e estratégias 
5. Apresentação de Cases


Digitalização de Documentos e a Preservação Documental na era Digital. Qual tecnologia utilizar: Digitalização ou Microfilmagem Eletrônica?


Odair Rodrigues (SP)


Engenheiro Eletronico com Especialização em Administração de Empresas , tem mais de 20 anos de experiencia na area de Digitalização e Microfilmagem de Documentos , tendo participado de diversas implementações de projetos a nivel nacional e na America Latina.   Exerce o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Canais da Area Document Imaging da Kodak Brasileira para as regiões Sul & Sudeste.

 Abordagem:

Como capturar documentos  utilizando scanners , como definir o equipamento correto e tendências de mercado. Como preservar a informação digital num cenário de mudanças de tecnologia. A obsolescência tecnologia e o impacto na gestão documental. Aspectos da  digitalização e microfilmagem de documentoscomo meio de preservação da informação por longo prazo.  Exemplos de aplicações  e tendências.


Viabilizando projetos de Digitalização e GED


Justo Dantas (CE)

Ivanez Justo Dantas Junior, mais conhecido como Justo Dantas, ex. Ger. da Active Brasil, trabalhou por muitos anos em empresas terceirizadas da Petrobras conhecendo assim procedimentos, normas e padrões nacionais e internacionais. Diretor da empresa Digitar Soluções a 6 anos atuando no mercado de scanners, soluções GED e serviço de digitalização; a empresa já viabilizou mais de 50 bureaus de digitalização em todo Brasil. 
 

lnformação para área da Saúde com enfoque no prontuário do paciente


Virginia Bentes (CE)

Bibliotecária, com Doutorado em Ciência da Informação e da Comunicação - Universidade Stendhal Grenoble-3 -França, Mestrado em Ciencia da Informação-UFMG. Especialização-em Informação Tecnologica-UFSC, Aperfeiçoamento em Informação Agricola- CENAGRI/EMBRAPA/UNB. Pós-Doutorado em Filosofia - Université du Quebec à Montreal-Canadá. Profa. Associada do Departamento de Ciências da Informação – UFC Assuntos de interesse: Informação e tecnologias para a área da saúde. Espistemologia, Representação da Informação e do conhecimento, Informação cientifica e tecnológica, leitura, metodologia da pesquisa, etica da informação, etc.

 
 

 Coordenação Técnica: Todeska Badke (ES)

Diretora da EDOC Consultoria & Capacitação, empresa que tem como base a experiência dos mais de 30 anos de atuação profissional da Consultora em gestão de informações e documentos.
Consultora Sênior de negócios em gestão de documentos e informações. Realizou projetos para empresas como Vale, Belgo Mineira, Gerdau, Petrobrás, Unimed, Usiminas, Rhodia, Coca Cola, Prosegur e muitas outras do mesmo nivel. Organiza, coordena e realiza eventos nas áreas de gestão de documentos, informação e do conhecimento desde 1985. Graduada em Biblioteconomia pela Ufes/ES, possui Mestrado pela UFMG/BH e Especialização pelo IBICT/RJ.


Data e Local


Data:
 16 e 17 de outubro de 2012
Horário: 08:30 às 18:00h

Carga horária de capacitação: 16 horas

Local: FIEC - Federação das Indústrias do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980. Fortaleza - CE, 60120-901





Valores e Inscrições

Tipo de Inscrição

2012

Valores a serem pagos de 01 de agosto até 30 de setembro de 2012

Valores a serem 
pagos a partir do dia 
01 de outubro de 2012

Empresa ou Instituição Pública
 

R$ 450,00

R$ 700,00

Profissional Individual/Pessoa FISICA 

R$ 250,00

R$ 350,00

Estudante de Pós – Graduação
 

R$ 240,00

R$ 300,00

Estudante de Graduação
 

R$ 80,00

R$ 120,00

Nos valores estão inclusos: Certificado, Coffee-break e acesso as apresentações dos Palestrantes


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES EM FORTALEZA:

INDEXAR Tecnologia da Informação Documental Ltda (www.indexar.com.br)
Av. Desembargador Moreira, 1701, sala 301, Aldeota
CEP: 60.170-001 –  Fortaleza - Ceará 
Fone/fax:             (85) 3461-2708       / 3461-2709
Celular:             (85) 8814-3046      


DADOS PARA PAGAMENTO:

Depósito bancário em nome de: INDEXAR Tecnologia da Informação Documental Ltda
Dados Bancários: Banco do Brasil (001)  Agência nº 3473-8 – Conta Corrente nº 29970-7
CNPJ: 00.394.695/0001-33     
Inscrição estadual: Isenta
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 1701, sala 301, Aldeota CEP: 60.170-001 –  Fortaleza - Ceará 


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Fale com a organizadora
Tel: (27) 3024-2367
(27) 9249-2367
(31) 9120-5604
todeska@planetarium.com.br
todeska@edocconsultoria.com.br
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