Evento:
EDOC 2012
GESTÃO de DOCUMENTOS e INFORMAÇÕES: do Ambiente fisico ao digital
GED/ECM - Gestão Eletrônica de Documentos e Enterprise Content Management


Tema central: Gestão de Documentos e Informações em Ambientes Digitais
Belo Horizonte - MG
14 e 15 de junho
Confirmado 
14 e 15 de junho
Confirmado 
Informações Gerais
Considerando a demanda por profissionais com formação para atender as exigibilidades e inovações da economia e da sociedade do conhecimento a Consultora TODESKA BADKE, da EDOC Consultoria & Capacitação /Kappel Consultoria, apresenta o evento denominado de EDOC 2012 dando continuidade aos eventos realizados em várias capitais todos os anos.

Organizado em dois dias, o conteúdo proposto será apresentado por Palestrantes de renome nacional e vem para inventariar a experiência na definição do papel da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências. Os participantes contarão ainda com exposição de produtos e serviços.

Trata-se de um evento capaz de aguçar o mercado para o tema, buscando a articulação das ações que venham satisfazer os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a processar informações para a inovação.

O evento mostrará soluções, produtos e serviços para todas as áreas que compõem o universo da gestão da informação e tecnologias correlatas. O evento de 2012 é concebido para contribuir na cadeia de valor das empresas e instituições governamentais, focado em temas e tecnologias atuais e tendências organizacionais.


Programa

Tema central do EDOC 2012:
GESTÃO DE INFORMAÇÕES EM AMBIENTES DIGITAIS


Gestão de informações em ambientes digitais

Como Conviver com a Organização híbrida?
Organização PaperLess, existe?
ECM, BPM e GED – Gestão de Processos e Gestão de Conteúdo e Gestão Eletrônica de Documentos
Soluções corporativas para gestão de documentos e informações
ECM/GED: projetos implantados em empresas públicas e privadas.
Tendências e mercado na implantação de projetos de GED/ECM: para onde vamos?
Digitalização e microfilmagem aliadas à gestão de informações 
Certificação digital e Legalização do Documento digital

Preservação Digital
Exposição de equipamentos
Momento convivencia: “Você faz o evento”


Palestrantes

A Arquitetura da informação e o planejamento de ambientes digitais no mundo 2.0


Charlley Luz (SP)

É consultor em projetos de ambientes digitais de âmbito nacional e internacional planejando portais e sites para instituições como Sebrae, Gol Linhas Aéreas, Rede Globo, BID.
Especialista em Gestão de Serviços e Sistemas de Informação pela FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo onde é professor convidado da pós-graduação em Gestão Documental.
Publicitário e Arquivista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como atendimento, mídia e planejamento em agências de propaganda por mais de dez anos. Diretor e fundador da Feed Consultoria, empresa de consultoria em informação digital e internet. É autor do livro Arquivologia 2.0: a informação humana digital. Palestrante de eventos nacionais e internacionais.


Abordagem:

Vivemos um momento de transformação de um mundo com papéis determinados para um mundo 2.0, mais social, colaborativo e que direciona novos tipos de relações entre as pessoas, instituições e as informações. Essa nova realidade altera substancialmente a forma como a informação e o conhecimento circula nesses locais. E isso impacta no planejamento de ambientes digitais como portais, sites e intranets, proporcionando aos profissionais da informação, gestores e líderes de projeto novas abordagens e formas de arquitetar a participação, tirando proveito da colaboração em ambientes empresariais, criando formas alternativas de gerar receitas e resultados através da inteligência coletiva e do conhecimento das equipes.
 

Estudo de Caso COPASA: Gerenciamento Eletrônico de Documentos – Mudança de Conceito em Gestão da Informação e do Conhecimento

Eleuza Souza (MG)

Socióloga/UFMG. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios/UFMG.   Analista e Coordenação Logística do Projeto GED COPASA - Divisão de   Segurança e Integridade da Informação. A palestrante realiza uma   abordagem sistêmica, mesclando a perspectiva sociológica às ações de   inteligência, norteadores da implantação da Solução GED na empresa,  que visa contribuir para a  sustentabilidade das decisões e do negócio  da COPASA.


Abordagem: O governo do Estado de Minas Gerais implantou o Choque de Gestão, cujo objetivo principal é a  modernização da máquina pública e alinhamento  do Estado às mudanças no cenário mundial, tornando-o mais  eficiente e  ágil em seus processos e resultados. Para tanto, foram introduzidas  diversas iniciativas no âmbito da gestão.Isto está sendo  possível  pela decisão de ousar com responsabilidade e buscar  oportunidades.

Na COPASA, por se tratar de economia mista, vinculada às ações de  Governo, também foi implantado o Choque de Gestão com foco em ações  estratégicas e resultados. A Companhia abriu seu capital para o  mercado e a partir disso inciou-se um processo de modernização,  estabelecendo a missão de ser reconhecida com referencial de  excelência empresarial, mantendo a competitividade e sustentabilidade no setor de saneamento. Para tanto, sua missão é prover soluções em abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

Medidas de ordem institucional,  administrativa e operacional  exemplificam na COPASA este chamado Choque de Gestão que Minas está  mostrando ao Brasil. A empresa  agora trabalha com planejamento estratégico, combate às  perdas de água, inova tecnologicamente,  prioriza a melhoria do  relacionamento com seus clientes, entre várias outras mudanças em  curso. Como se pode ver, a COPASA vem trabalhando  para transformar-se,  rapidamente, na melhor empresa de saneamento do  Brasil e contribuir para que Minas Gerais seja o Estado brasileiro com  melhor qualidade de  vida. Prova disso são os principais prêmios do  setor de saneamento  (PNQS - Prêmio Nacional de Qualidade em  Saneamento), que a empresa vem  obtendo ao longo da sua evolução, além  de outros como, 8º Prêmio  Furnas Ouro Azul, XI Prêmio Minas, Prêmio  Valor 1000, etc.

Assim, nesse evento será apresentada a síntese de uma dessas medidas.  A experiência pioneira da COPASA na implantação da Solução GED,  análise SWOT do Projeto e impactos internos e externos, bem como, a  condução no ambiente  interno, especialmente as estratégias para a  gestão da mudança e aspectos culturais, tendo como foco as inovações  para  a área de engenharia. A Solução GED na COPASA compõe o grande  empenho de  alavancagem da Companhia ao mais elevado nível de  excelência  empresarial.


Evolução Informacional: da Alexandria ao ambiente digital

Fernando Zaidan (MG)

Consultor na área de Gestão da Informação e do Conhecimento. Ao longo de 26 anos de experiência inclui cargos de diretor fábricas de software, gestor de TI, arquiteto de dados  e analista/desenvolvedor de sistemas. É Doutorando na Escola de Ciência da Informação – ECI –da UFMG, cuja linha de estudos situa-se na: gestão da informação e do conhecimento, web semântica, Linked Open Data (LOD – dados abertos vinculados) e ferramentas de gestão da e colaboração da web 2.0/3.0.   Mestre em Administração e Bacharel em Ciência da Computação. É professor de Graduação e de Pós Graduação em diversas instituições de ensino.  Orientador de mais de uma centena de TCC (trabalho de conclusão de cursos). Já foi palestrante convidado em diversos eventos nacionais e internacionais. Organizou eventos na área de TI.  Autor de artigos técnicos e científicos com publicações no Brasil e no exterior. Escreve "Por Dentro da Web Semântica" no Portal itWeb. Possui um Blog: www.fernandozaidan.com.br 

Abordagem:

A palestra fará uma abordagem histórica desde início do século III a.C. , época que pode ser considerada como o surgimento da primeira biblioteca da humanidade, a Biblioteca Real de Alexandria. Será realizada também a elucidação dos conceitos necessários para a condução do programa de palestras do evento, de maneira pragmática, remetendo a casos reais. Por fim, chegaremos aos ambientes digitais, os que realmente nos interessam. Afinal, a web 2.0, da colaboração e cooperação, tão falada desde 2004, evolui para a web 3.0, sobretudo no modelo de dados abertos vinculados (LOD – Linked Open Data). É o próprio inventor do www (World Wide Web), Tim-Berners Lee, que afirma literalmente da necessidade de caminharmos para uma manipulação semântica dos dados e informações, na tentativa de por um fim na forma textual em que os mesmos se encontram. Quem se beneficiará diretamente com tudo isto? Com certeza a Gestão de Documentos e Informações, em todos os meios organizacionais, privados ou públicos.

Boas práticas: Projeto Jornal O GLOBO - desafios e resultados de um projeto visando disponibilizar informações de um acervo jornalístico. Do acervo memória ao mundo digital.

Giselle Porto Maia (RJ)

Responsável pela de gestão de conteúdo da Infoglobo na área de Tecnologia de Produtos. Com mais de 10 anos de experiencia em projetos de internet, atuou na Infoglobo como desenvolvedora, analista de sistemas e analista de inovação em diversos projetos, como os sites do jornal O Globo e Jornal EXTRA. Giselle é formada em Tecnologia da Informação pela Unicarioca, com especialização em Modelagem do Conhecimento pela PUC-RJ. É apaixonada pelos assuntos web semântica, ontologias e modelagem conceitual

Abordagem:
Apresentação do projeto e dos desafios encontrados para realizar a digitalização de 73 anos de páginas do Jornal O Globo e disponibilização destes documentos para comercialização e utilização em novas plataformas de conteúdo. A Infoglobo tem como produtos os jornais: O Globo, Extra e Expresso. Os sites Globo e Extra e a Agência O Globo. O jornal O Globo, faz parte da vida dos moradores do Rio de Janeiro desde 1925.


Implantação de Projetos de GED/ECM - Gerenciamento Eletrônico da Informação: como e porque implantar.


Sérgio Mendes (MG)

Engenheiro Eletricista, pós-graduado em Gestão Empresarial e Engenharia de Vendas, com diversos cursos de especialização nas áreas de gestão, qualidade, engenharia e tecnologia da informação,  possuindo mais de 20 anos de experiência nestas áreas. Desenvolveu e implantou softwares de gestão em diversas empresas, tais como: FIAT AUTOMÓVEIS, BELGO MINEIRA, GERDAU, MANNESMANN, VOTORANTIM METAIS, VALE, ANGLO GOLD, MENDES JUNIOR, HERMES PARDINI, SENAC-MG, COCA-COLA, TOSHIBA, entre outras. Atualmente é Diretor da TNX Brasil e professor convidado da Fundação Dom Cabral.

Abordagem:

Ainda não é plenamente conhecido no mercado o conceito de Gestão de Documentos e da Informação, bem como suas tecnologias correlatas. O objetivo da palestra é explicitar os problemas das organizações com gestão de processos, de projetos, gestão das informações e de fluxo documental, traduzindo-os em valores tangíveis. Explicaremos os conceitos básicos de GED, exemplificando com alguns casos reais, demonstrando os amplos benefícios que esta tecnologia pode proporcionar às organizações de qualquer tamanho e de qualquer área de atuação, fornecendo subsídios e evidências que permitem comprovar a viabilidade da implementação da tecnologia de GED (gerenciamento eletrônico de documentos) em qualquer empresa. Você descobrirá quanto sua empresa está desperdiçando por não utilizar esta tecnologia.

Os desafios do Judiciário na era Digital

Antônio Rolla (MG)

Formado em Ciência da Computação, pós-graduado em Gestão Estratégica da Informação e Gestão de Projetos, com diversos cursos na área de tecnologia da informação. Possui mais de 17 anos de experiência na área, atuando como desenvolvedor, consultor, instrutor e gerente de projetos. Em 2006 ingressou no serviço público como Assessor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, onde ocupa atualmente o cargo de Diretor Executivo de Informática.

 Abordagem:

A justiça brasileira é um dos maiores, senão o maior, segmento consumidor de papel no país, que se acumulam em pilhas de processos. Os procedimentos para controle, acompanhamento e armazenamento de tanto papel trás consigo o dispêndio de espaço físico e esforço humano para sua manutenção e disponibilização. Voltado para o aumento da produtividade, acessibilidade, disponibilidade e armazenamento, o judiciário se move no sentido de implantar iniciativas para expansão de procedimentos eletrônica, como o próprio processo eletrônico. Entretanto, para que este movimento realmente se torne efetivo, vários desafios são lançados para se transformar o papel no mundo digital. Portanto, esta palestra tenta apresentar alguns desafios e preocupações técnicas e comportamentais observados em alguns projetos que foram ou estão sendo implantados no TJMG.

 

Projetos de Engenharia sem papel: É possível?
Documentação Técnica de Engenharia: porque é diferente e como gerenciar reduzindo o consumo de papel.

Pedro Guerra (MG)

Diretor na VP de BPM e ECM da SUCESU-MG. Graduado em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e graduando em Engenharia Civil, pelo Centro Universitário UNA. Técnico em Eletrônica Industrial pelo CEFET-MG. Nos últimos anos, vem atuando na especificação e implantação de sistemas para projetos de CapEx, nas áreas de materiais, planejamento, custos (estimativa e controle), engenharia, saúde e segurança e meio ambiente. Implantou soluções GED em projetos de grande porte da Vale, participando efetivamente da especificação do GED Engenharia.

 Abordagem:

Quando discutimos sobre a gestão de documentos técnicos em projetos de engenharia e posterior manutenção desses documentos durante a operação das plantas industriais, percebemos uma série de diferenças no ciclo de vida (voltado para o ativo), na taxonomia e nos processos de aprovação. É possível conduzir processos de comentários e aprovação sem “gerar” papel? Como softwares especialistas de gestão de documentos podem dar mais agilidade aos processos? Podemos ter equipes de gestão reduzidas ao aderir a esse tipo de ferramenta? Podemos abrir mão do papel também nas frentes de obra? A  palestra visa discutir um pouco sobre a gestão desses tipos de documentos e como é possível reduzir o uso de papel, aperfeiçoar processos e reduzir equipes de arquivo técnico, principalmente durante a fase de projeto.


Digitalização de Documentos e a Preservação Documental na era Digital


Odair Rodrigues (SP)


Engenheiro Eletronico com Especialização em Administração de Empresas , tem mais de 20 anos de experiencia na area de Digitalização e Microfilmagem de Documentos , tendo participado de diversas implementações de projetos a nivel nacional e na America Latina. 
Exerce o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Canais da Area Document Imaging da Kodak Brasileira para as regiões Sul & Sudeste.

 Abordagem:

Como capturar documentos  utilizando scanners , como definir o equipamento correto e tendências de mercado. Como preservar a informação digital num cenário de mudanças de tecnologia. A obsolescência tecnologia e o impacto na gestão documental. Aspectos da  digitalização e microfilmagem de documentoscomo meio de preservação da informação por longo prazo.  Exemplos de aplicações  e tendências.
 

 Coordenação Técnica: Todeska Badke


Diretora da EDOC Consultoria & Capacitação, empresa que tem como base a experiência dos mais de 30 anos de atuação profissional da Consultora em gestão de informações e documentos.
Consultora Sênior de negócios em gestão de documentos e informações. Realizou projetos para empresas como Vale, Belgo Mineira, Gerdau, Petrobrás, Unimed, Usiminas, Rhodia, Coca Cola, Prosegur e muitas outras do mesmo nivel. Organiza, coordena e realiza eventos nas áreas de gestão de documentos, informação e do conhecimento desde 1985. Graduada em Biblioteconomia pela Ufes/ES, possui Mestrado pela UFMG/BH e Especialização pelo IBICT/RJ.


 



Apresentação do livro do Arquivologia 2.0 de Charlley Luz

 
  


Data e Local

Data: 14 e 15 de junho de 2012
Horário: 08:30 às 18:00h

Carga horária de capacitação: 16 horas

Local: Centro de Convenções do PITÁGORAS
Rua Santa Madalena Sofia, 25, Bairro Cidade Jardim - Belo Horizonte, MG



Valores e Inscrições


Nos valores estão inclusos: Certificado, Coffee-break e acesso as apresentações dos Palestrantes.

Organizações que inscreverem mais de três participantes terão 10% de desconto.
 

CONDIÇÕES  ESPECIAIS: Profissionais desempregados, aposentados ou que a Organização em que trabalha não se responsabiliza pela inscrição, terão valor especial de R$ 200,00 (duzentos Reais) para pagamentos até dia 11 de junho. Fazer a inscrição como consta as instruções clicando no inscreva-se e enviar o comprovante de deposito por email. 


A EDOC Consultoria e Capacitação está cadastrada no portal de compras do GOVERNO DE MINAS e no SICAF

Dados para Pagamento: 
Depósito bancário em nome de: EDOC Consultoria e Capacitação Ltda
Dados Bancários: Banco Santander (033) Agência: 4751 - Conta Corrente: 13.002.610-6 

CNPJ: 12.549.970/0001-20     Inscrição municipal: 1198785    -    Inscrição estadual: Isenta
Endereço: Rua Alberto de Oliveira Santos n° 59 sala 1012  Bairro Centro  Vitória/ES

Envie:

As informações do cadastro constante no INSCREVA-SE 
Comprovante de pagamento para o email:  todeska@edocconsultoria.com.br

Na seqüência, enviaremos  a confirmação de sua participação

Informações importantes:

Formas de pagamento: por depósito bancário ou por Nota de Empenho. Não trabalhamos com boleto bancário.

Pagamento por Nota de EMPENHO: seguiremos o tramite indicado por cada instituição pública.

Pagamentos realizados pós-evento: R$ 800,00 (Oitocentos reias)

Estudantes: As inscrições na categoria estudante são para pessoa física. Para confirmar a inscrição o estudante deve enviar o comprovante de deposito bancário + o comprovante de pagamento da mensalidade ou de matrícula de 2012. Os documentos devem ser enviados para o email: todeska@edocconsultoria.com.br

 Atenção: Não haverá devolução de valores para o inscrito desistente. O inscrito poderá ser substituído por novo participante, com 48 horas de antecedência, quando informado via e-mail.







Imprimir IMPRIMIR


Fale com a organizadora
Tel: (27) 3024-2367
(27) 9249-2367
(31) 9120-5604
todeska@planetarium.com.br
todeska@edocconsultoria.com.br
Realização

Banner

Patrocínio

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Apoio

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Banner

Home Empresa Serviços Ged 2011 Portfólio Contato www.edocconsultoria.com.br - 2011 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: [ s a m u s ]