Fortaleza - CE
27 e 28 de Outubro
27 e 28 de Outubro
Informações Gerais

O evento GED/EIM 2011 Fortaleza será a PRIMEIRA edição cearense e a DÉCIMA QUARTA edição  nacional. Organizado em dois dias, o conteúdo proposto será apresentado por  Palestrantes de renome nacional e vem para inventariar a experiência na definição do papel da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências.  Os participantes contarão ainda com exposição de produtos e serviços.    

Considerando a demanda por profissionais com formação para atender as exigibilidades e inovações da economia e da sociedade do conhecimento a Consultora TODESKA BADKE, da Kappel Consultoria,  apresenta o Seminário sobre GED/EIM Gestão Eletrônica de Documentos & Enterprise Information Management.   

Trata-se de um evento capaz de aguçar o mercado para o tema, buscando a articulação das ações que venham satisfazer os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a processar informações para a inovação. 

 

Tema central 2011: 

"Tratamento Digital para o Excesso de Papéis nas Corporações Sustentáveis"

  • Tendências e mercado na implantação de projetos de GED/EIM
  • GED/EIM: como, porque implantar e quais os riscos
  • Digitalização e microfilmagem aliadas à gestão de informações
  • Tecnologia de GED/ECM: softwares e equipamentos
  • Direito Digital
  • Certificação digital e Legalização do Documento digital
  • Soluções corporativas para gestão de informações e arquivos
  • Cases de projetos implantados em empresas públicas e privadas


Programa


Gerenciamento de Informações

  • A Revolução da Informação e o espantoso crescimento do papel impresso
  • Principais motivadores e desafios no gerenciamento das informações
  • O Ciclo de vida dos Documentos

 

Tecnologias de GED/EIM

  • O que é GED / EIM e o mercado Brasileiro
  • Como justificar a tecnologia de GED / EIM
  • GED e suas principais tecnologias: benefícios e legislação

 

Tecnologias que compõem uma solução de GED/EIM

  • Document Management, Document Imaging – Digitalização (Centralizado / Backoffice) 
  • Recursos de Imagens, Preparação de Documentos e Digitalização de Documentos
  • Extração de Dados: Indexação
  • Banco de Dados e Reconhecimento de padrões: OCR / ICR / Barcode / Forms Processing
  • Digitalização Distribuída e Exibição
  • Armazenamento (Magnético, Óptico, Jukeboxes e HSM) 

 

Birô de Serviços

  • Como dimensionar os recursos necessários para montagem de um birô de serviços.
  • Impactos processuais entre as tecnologias da informação. Benefícios de uma solução de GED. Cuidados necessários para contratação de serviços

DIREITO DIGITAL

Certificação Digital

  • O que é Certificação Digital? A quem se destina? Para que serve?
  • Assinatura Digital, Autenticidade no papel, na internet, Sistema criptografado digital
  • O conteúdo do certificado digital, Autoridade de Registro, Tipos de Certificado Digital

 

Apresentação de projetos implantados e lições aprendidas:

  • CLARO TELECOMUNICAÇÕES:
    • Implantação do projeto de digitalização distribuída em mais de 5.000 pontos de venda.
    • Características do projeto; 
    • Estratégias de implantação; 
    • Cronograma de implantação; 
    • O que mudou no processo; 
    • Lições aprendidas.
  • CLARO TELECOMUNICAÇÕES: 
    • O grande desafio de gerenciar e recuperar informações e documentos de nove empresas com estilos, políticas e sistemas diferentes para atender as demandas das fiscalizações de todos os Estados.
  • CORREIOS: 
    • Digitalização de 28mm de ARs em backoffice. 
    • As características de contratação exigidas, planejamento, indicadores, penalidades e cronograma de execução.
  • JUSTIÇA FEDERAL DE SÃO PAULO:
    • Implementação de birô de serviços e instalações da Justiça Federal.
    • Características do serviço;
    • Exigências requeridas;
    • Cronograma; 
    • Estratégia de Implementação;
    • Implementação;
    • Status atual.


Data e Local
Data: 27 e 28 de Outubro de 2011
Horário: 08:30 às 18:00
Local: FIEC
Av. Barão de Studart, 1980. Fortaleza - CE, 60120-901
 


Valores e Inscrições
Tipo de Inscrição Valores a serem pagos até
30 de setembro de 2011

Valores a serem
pagos no período de 
01
a 21 de outubro de 2011  
 
Valores a serem
pagos a partir do dia
22 
de outubro de 2011
Empresa ou Instituição Pública
 
R$ 450,00 R$ 550,00 R$ 690,00
Profissional Individual
 
R$ 350,00 R$ 400,00 R$ 450,00
Estudante de Pós – Graduação
 
R$ 240,00 R$ 290,00 R$ 340,00
Estudante de Graduação
 
R$ 120,00 R$ 150,00 R$ 180,00
Nestes valores estão inclusos: Material didático, Certificado e Coffee-break.
OBS: Material didático em formato virtual

DADOS PARA PAGAMENTO:

Depósito bancário em nome de: INDEXAR Tecnologia da Informação Documental Ltda
Dados Bancários: Banco do Brasil (001)  Agência nº 3473-8 – Conta Corrente nº 29970-7
CNPJ: 00.394.695/0001-33     
Inscrição estadual: Isenta
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 1701, sala 301, Aldeota CEP: 60.170-001 –  Fortaleza - Ceará 

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO:

Clique no INSCREVA-SE (abaixo destas instruções) e faça seu cadastro
Na seqüência, enviaremos  a confirmação de sua participação
 
Informações importantes:

Formas de pagamento:
por depósito bancário ou por Nota de Empenho.
Não trabalhamos com boleto bancário.
Pagamento por Nota de EMPENHO: seguiremos o tramite indicado por cada instituição pública. Pagamentos por empenho devem considerar o valor constante da ultima coluna da tabela publicada no sitewww.kappelconsultoria.com.br 

Pagamentos realizados pós-evento: Favor considerar a última coluna para pagamentos realizados após a data constante da ultima coluna.
DESCONTO: Para Organizações, publicas ou privadas que inscreverem a partir de 03 (três) participantes

Estudantes: As inscrições na categoria estudante são para pessoa física. Para confirmar a inscrição o estudante deve enviar o comprovante de deposito bancário + o comprovante de pagamento da mensalidade ou de matrícula de 2011. Os documentos devem ser enviados para o email: 
todeska@kappelconsultoria.com.br

Atenção: Não haverá devolução de valores para o inscrito desistente. O inscrito poderá ser substituído por novo participante, com 48 horas de antecedência, quando informado via e-mail.
 




Palestrantes

Ecologia da informação: A sustentabilidade informacional na sociedade do conhecimento


Cláudio Starec


Jornalista, formado em Comunicação Social. Doutor em Ciência da Informação IBICT/UFF. Mestre em Ciência da Informação IBICT/UFRJ. Especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Estácio de Sá MBA em Marketing pela FGV/RJ. Especialista em Inteligência Competitiva pela UFRJ/INT/IBICT. Especialista em Administração Educacional pelo Senac Rio. Repórter especial da Manchete, CNT, Bandeirantes, SBT e Record Diretor da Comunicare Educação Corporativa. Foi Diretor de Marketing da Universidade Estácio de Sá e dos Campi. Madureira, Nova América, Rebouças e Centro I. Professor, Coordenador Executivo da Pós - graduação em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva. Organizador e co-autor livro Gestão Estratégica da Informação e IC – Ed. Saraiva. Co-autor do livro gestão da Educação Corporativa – Ed. Pearson. Diretor Geral da Faculdade Senac Rio. Gerente Geral Grupo Produtos Gestão, Tecnologia e Infra estrutura do Senac Rio e Diretor Regional da Unigranrio. Consultor de Empresas e autor do Livro "Educação Corporativa em Xeque: até que ponto treinamento é um bom negócio para as empresas?" Ed. Senac Rio, 2011.


Implantação de Projetos de GED/ECM: apresentação de projetos e lições aprendidas.


Sônia Stropa,
CDIA+, MIT, LIT


Administradora de Empresas e Web Design. Há mais de 20 anos acompanha,estuda e avalia as tendências do mercado nacional e internacional de ECM e EIM. Durante este período desenvolveu e elaborou metodologias para organização, classificação elaboração e implantação de projetos para informações estruturadas. Nos últimos anos dedica-se às tecnologias e automatizações de processos que geram valor agregado para a gestão e disseminação da informação. Possui as certificações: CDIA+ pela Comptia, MIT e Laureate em EDMS pela AIIM há mais de 10 anos.

Em 2004 foi agraciada como a “Profissional do Ano” pelo Cenadem. Em sua trajetória profissional, desenvolveu e implantou projetos em diversos segmentos econômicos e grandes empresas como: Banco Santander, Bradesco, Safra, Frutesp, Black e Decker, TV Bandeirantes, Rede Globo, Brinks Transporte de Valores, CSL, Nortel, Claro Telecomunicações, Justiça Federal de 1º Grau, EBCT, Agre/PDG, Lopes.

Atualmente trabalha como consultora e especialista em Gestão Documental, ECM e EIM. Conferencista e autora de artigos e trabalhos publicados em revistas e publicações especializadas.



Direito Digital

Kariana Figueiredo Martins

Advogada especialista em Direito Digital pela FGV/SP. Presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/CE. Formada em Direito pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR e em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, com extensão em negócios. Especialista em Direito e Processo Tributário.  Lecionou na Universidade Federal do Ceará - UFC nas disciplinas de Comportamento Organizacional, Administração em Propaganda e Publicidade e Metodologia do Trabalho Científico. Desenvolveu o procedimento operacional de cobrança de créditos em dívida ativa da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) e Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Ceará (DER). Membro da Comissão Interinstitucional do Tribunal de Justiça para o Processo Eletrônico – COINT. Membro do Instituto de Direito da Tecnologia da Informação - IDTI.

 

Projeto de Gestão de Conteúdos Não-Estruturados ECM/GED - Uma visão sobre as dificuldades encontradas na gestão do projeto SESI/SENAI:


Edson Becker

Coordenador da área de Gestão de Documentos Compartilhados - DAC/GADM do Sistema FIEP - SESI/SENAI; Pós-graduado em Gestão Empresarial e em Gestão da Tecnologia da Informação; Gestor de Projetos ECM em Gestão Documental, Núcleos de Captação e Certificação Digital. Certified AIIM ECM Practitioner e Certified AIM ECM Specialist.


Abordagem:

Principais dificuldades na gestão do projeto de ECM/GED no SESI/SENAI. Os problemas muitas vezes ocultos, ou desconhecidos no planejamento devem ser tratadas assim que diagnosticadas, reduzindo o risco de problemas durante o ciclo de vida do projeto e durante a execução de ações anteriores.



Digitalização de Documentos e a Preservação Documental na era Digital:


Odair Rodrigues


Profissional com mais de 17 anos de experiência na área de digitalização e microfilmagem de documentos, tendo participado de diversas implementações de projetos a nível nacional.

 

Abordagem:

Como capturar documentos  utilizando scanners , como definir o equipamento correto e tendências de mercado. Como preservar a informação digital num cenário de mudanças de tecnologia. A obsolescência tecnologia e o impacto na gestão documental. Aspectos da  digitalização e microfilmagem de documentoscomo meio de preservação da informação por longo prazo.  Exemplos de aplicações  e tendências.


Continuidade e gestão de de acervos fotográficos - Facilitador para os fotógrafos:


Henrique Kelmer (RJ)

Analista de Sistemas e Diretor Técnico da Contempory Informática, especialista em Gestão e Controle da Informação / GED.
Há mais de 20 anos se dedica a projetos de Software de Gestão e Disseminação de Informação, onde atua em diversas instituições em todo o Brasil.


Abordagem:

Como manter a continuidade e gestão de acervos fotográficos e documentos digitais e a sua disseminação no portal institucional. A distribuição da tarefa de entrada / cadastro de dados ( fotos ) pelos usuários / fotógrafos e como possibilitar a sua recuperação. Apresentação de um caso prático - "Fotógrafos em Campo



 Coordenação Técnica:


Todeska Badke


Consultora Sênior de negócios em gestão de documentos e informações. Realizou projetos para empresas como Vale, Belgo Mineira, Gerdau, Petrobrás, Unimed, Usiminas, Rhodia, Coca Cola, Prosegur e muitas outras do mesmo nivel. Organiza, coordena e realiza eventos nas áreas de gestão de documentos, informação e do conhecimento desde 1985. Graduada em Biblioteconomia pela Ufes/ES, possui Mestrado pela UFMG/BH e Especialização pelo IBICT/RJ.


 



Apresentação do livro do Professor Cláudio Starec

 
 


Inscrições

INDEXAR Tecnologia da Informação Documental Ltda
Av. Desembargador Moreira, 1701, sala 301, Aldeota
CEP: 60.170-001 –  Fortaleza - Ceará 
Fone/fax: (85) 3461-2708 / 3461-2709
Contato: (85) 8814-3046

www.indexar.com.br




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Fale com a organizadora
Tel: (27) 3024-2367
(27) 9249-2367
(31) 9120-5604
todeska@planetarium.com.br
todeska@edocconsultoria.com.br
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