Belo Horizonte - MG

Data: 28 e 29 de julho de 2011

Data: 28 e 29 de julho de 2011

Informações Gerais
O evento GED/EIM 2011 MG será a QUARTA edição mineira e a DECIMA edição  nacional. Organizado em dois dias, o conteúdo proposto será apresentado por  Palestrantes de renome nacional e vem para inventariar a experiência na definição do papel da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências.  Os participantes contarão ainda com exposição de produtos e serviços.    

Considerando a demanda por profissionais com formação para atender as exigibilidades e inovações da economia e da sociedade do conhecimento a Consultora TODESKA BADKE, da Kappel Consultoria,  apresenta oSeminário sobre GED/EIM Gestão Eletrônica de Documentos & Enterprise Information Management.   

Trata-se de um evento capaz de aguçar o mercado para o tema, buscando a articulação das ações que venham satisfazer os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a processar informações para a inovação. 

 

Tema central 2011: 

"Aliança Estratégica da Governança Corporativa & Gestão de Informações"

  • Tendências e mercado na implantação de projetos de GED/EIM
  • GED/EIM: como, porque implantar e quais os riscos
  • Digitalização e microfilmagem aliadas à gestão de informações
  • Tecnologia de GED/ECM: softwares e equipamentos
  • Certificação digital e Legalização do Documento digital
  • Soluções corporativas para gestão de informações e arquivos
  • Cases de projetos implantados em empresas públicas e privadas

 



Programa

Gerenciamento de Informações

  • A Revolução da Informação e o espantoso crescimento do papel impresso
  • Principais motivadores e desafios no gerenciamento das informações
  • O Ciclo de vida dos Documentos

 

Tecnologias de GED/EIM

  • O que é GED / EIM e o mercado Brasileiro
  • Como justificar a tecnologia de GED / EIM
  • GED e suas principais tecnologias: benefícios e legislação

 

Tecnologias que compõem uma solução de GED/EIM

  • Document Management, Document Imaging – Digitalização (Centralizado / Backoffice) 
  • Recursos de Imagens, Preparação de Documentos e Digitalização de Documentos
  • Extração de Dados: Indexação
  • Banco de Dados e Reconhecimento de padrões: OCR / ICR / Barcode / Forms Processing
  • Digitalização Distribuída e Exibição
  • Armazenamento (Magnético, Óptico, Jukeboxes e HSM) 

 

Birô de Serviços

  • Como dimensionar os recursos necessários para montagem de um birô de serviços.
  • Impactos processuais entre as tecnologias da informação. Benefícios de uma solução de GED. Cuidados necessários para contratação de serviços

Certificação Digital

  • O que é Certificação Digital? A quem se destina? Para que serve?
  • Assinatura Digital, Autenticidade no papel, na internet, Sistema criptografado digital
  • O conteúdo do certificado digital, Autoridade de Registro, Tipos de Certificado Digital

 

Apresentação de projetos implantados e lições aprendidas:

  • CLARO TELECOMUNICAÇÕES:
    • Implantação do projeto de digitalização distribuída em mais de 5.000 pontos de venda.
    • Características do projeto; 
    • Estratégias de implantação; 
    • Cronograma de implantação; 
    • O que mudou no processo; 
    • Lições aprendidas.
  • CLARO TELECOMUNICAÇÕES: 
    • O grande desafio de gerenciar e recuperar informações e documentos de nove empresas com estilos, políticas e sistemas diferentes para atender as demandas das fiscalizações de todos os Estados.
  • CORREIOS: 
    • Digitalização de 28mm de ARs em backoffice. 
    • As características de contratação exigidas, planejamento, indicadores, penalidades e cronograma de execução.
  • JUSTIÇA FEDERAL DE SÃO PAULO:
    • Implementação de birô de serviços e instalações da Justiça Federal.
    • Características do serviço;
    • Exigências requeridas;
    • Cronograma; 
    • Estratégia de Implementação;
    • Implementação;
    • Status atual.
  • SEGMENTO CONTÁBIL: 
    • As tendências do mercado e o segmento contábil fiscal. 
    • O que mudou diante a transparência pública exigida dos órgãos reguladores e fiscalizadores. 
    • Diante do novo cenário, você está preparado para atender a transparência pública onde os órgãos fiscalizadores estão realizando auditoria silenciosa sem ao menos você ser notificado? 
    • Os documentos (físicos e eletrônicos) sustentam todas e quaisquer transações comerciais devendo todos os processos documentais serem revistos entre sua empresa e seus clientes.




Data e Local

Data: 28 e 29 de julho de 2011
Horário: 08:30 às 18:00h

Local: Espaço de Arte e Eventos do PITÁGORAS
Rua Santa Madalena Sofia, 25, Bairro Cidade Jardim - Belo Horizonte, MG
 



Palestrantes

Gerenciamento Eletrônico de Documentos: Como e Porque implantar.


Sérgio Mendes

Engenheiro Eletricista, pós-graduado em Gestão Empresarial e Engenharia de Vendas, com diversos cursos de especialização nas áreas de gestão, qualidade, engenharia, vendas e informática,  possuindo mais de 20 anos de experiência nestas áreas. Desenvolveu e implantou softwares de gestão em diversas empresas, tais como: FIAT AUTOMÓVEIS, BELGO MINEIRA, GERDAU, MANNESMANN, VOTORANTIM METAIS, VALE, ANGLO GOLD, MENDES JUNIOR, HERMES PARDINI, SENAC-MG, COCA-COLA, TOSHIBA, entre outras. Atualmente é Diretor da TNX Brasil e professor convidado da Fundação Dom Cabral.

 

Implantação de Projetos de GED/ECM: apresentação de projetos e lições aprendidas.


Sônia Stropa,
CDIA+, MIT, LIT


Administradora de Empresas e Web Design. Há mais de 20 anos acompanha,estuda e avalia as tendências do mercado nacional e internacional de ECM e EIM. Durante este período desenvolveu e elaborou metodologias para organização, classificação elaboração e implantação de projetos para informações estruturadas. Nos últimos anos dedica-se às tecnologias e automatizações de processos que geram valor agregado para a gestão e disseminação da informação. Possui as certificações: CDIA+ pela Comptia, MIT e Laureate em EDMS pela AIIM há mais de 10 anos.

Em 2004 foi agraciada como a “Profissional do Ano” pelo Cenadem. Em sua trajetória profissional, desenvolveu e implantou projetos em diversos segmentos econômicos e grandes empresas como: Banco Santander, Bradesco, Safra, Frutesp, Black e Decker, TV Bandeirantes, Rede Globo, Brinks Transporte de Valores, CSL, Nortel, Claro Telecomunicações, Justiça Federal de 1º Grau, EBCT, Agre/PDG, Lopes.

Atualmente trabalha como consultora e especialista em Gestão Documental, ECM e EIM. Conferencista e autora de artigos e trabalhos publicados em revistas e publicações especializadas.



Aspectos jurídicos relativos a legalidade do Documento Digital:


Alexandre Atheniense


Advogado especialista em Direito de Tecnologia da Informação. Sócio de Aristoteles Atheniense Advogados. Coordenador da Pós Graduação em Direito de Informática da ESA OAB-SP. Autor do livro "Comentários à lei 11.419/2006 e as Práticas Processuais por Meio Eletrônico nos Tribunais Brasileiros" da Editora Juruá. Editor do blog “O Direito e as Novas Tecnologias” – Blog DNT.
 

Abordagem:

Neste período de migração dos acervos em papel para o formato digital prevalecem várias dúvidas sobre a legalidade dos processos de conversão bem como dos requisitos a serem observados. Vamos esclarecer dúvidas sobre quais os cuidados devem ser observados para que a documentação digital esteja em conformidade jurídica.


Gestão de Conteúdo Digital na Administração Pública:


Nelson Spangler

Engenheiro com especialização em Sistemas de Informação pela PUC/RJ; mestre em Sistemas de Gestão – Informática e Administração Pública – pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e Departamento da Ciência da Computação da UFMG; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Gerente da área de Conteúdo Digital da Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais - PRODEMGE.


Abordagem:

Os órgãos da administração pública possuem arquivos físicos que somam vários milhões de documentos, armazenados por décadas. São acervos de informação e conhecimento sobre os vários segmentos onde atua o poder público e que, diariamente, recebem novos documentos em meio físico ou meio digital. No intuito de fornecer soluções para organizar, capturar, gerenciar, autenticar, preservar e distribuir estas informações a Prodemge dispõe de serviços em Gestão de Conteúdo, executados em parceria com empresas especializadas do mercado.

Digitalização de Documentos e a Preservação Documental na era Digital:


Odair Rodrigues


Profissional com mais de 17 anos de experiência na área de digitalização e microfilmagem de documentos, tendo participado de diversas implementações de projetos a nível nacional.

 

Abordagem:

Como capturar documentos  utilizando scanners , como definir o equipamento correto e tendências de mercado. Como preservar a informação digital num cenário de mudanças de tecnologia. A obsolescência tecnologia e o impacto na gestão documental. Aspectos da  digitalização e microfilmagem de documentoscomo meio de preservação da informação por longo prazo.  Exemplos de aplicações  e tendências.







Valores e Inscrições
Tipo de Inscrição 01 de março a 30
de junho de 2011
01 de julho a 22 de julho de 2011 após 23 de
julho de 2011
Empresa, Instituição Pública ou Profissional Individual R$ 500,00* R$ 650,00* R$ 750,00
Estudante de Pós – Graduação R$ 250,00* R$ 350,00* R$ 450,00
Estudante de Graduação R$ 120,00* R$ 150,00* R$ 200,00
*Valor da inscrição com desconto.
Nestes valores estão inclusos: Material didático, Certificado e Coffee-break.

Hotel e Passagens:  Executive Turismo
Tel: (31) 3324-6893 - Email: executive@executiveturismo.com





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Tel: (27) 3024-2367
(27) 9249-2367
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