Evento:
EDOC 2012
GESTÃO de DOCUMENTOS e INFORMAÇÕES: do Ambiente fisico ao digital
GED/ECM - Gestão Eletrônica de Documentos e Enterprise Content Management


Tema central: Gestão de Documentos e Informações em Ambientes Digitais
Rio de Janeiro - RJ
27 e 28 de junho
Confirmado 
27 e 28 de junho
Confirmado 
Informações Gerais
Considerando a demanda por profissionais com formação para atender as exigibilidades e inovações da economia e da sociedade do conhecimento a Consultora TODESKA BADKE, da EDOC Consultoria & Capacitação /Kappel Consultoria, apresenta o evento denominado de EDOC 2012 dando continuidade aos eventos realizados em várias capitais todos os anos.

Organizado em dois dias, o conteúdo proposto será apresentado por Palestrantes de renome nacional e vem para inventariar a experiência na definição do papel da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências. Os participantes contarão ainda com exposição de produtos e serviços.

Trata-se de um evento capaz de aguçar o mercado para o tema, buscando a articulação das ações que venham
satisfazer os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a processar informações para a inovação.

O evento mostrará soluções, produtos e serviços para todas as áreas que compõem o universo da gestão da informação e tecnologias correlatas. O evento de 2012 é concebido para contribuir na cadeia de valor das empresas e instituições governamentais, focado em temas e tecnologias atuais e tendências organizacionais.



Programa

Tema central do EDOC 2012:
GESTÃO DE INFORMAÇÕES EM AMBIENTES DIGITAIS


Gestão de informações em ambientes digitais

Como Conviver com a Organização híbrida?
Organização PaperLess, existe?
ECM, BPM e GED – Gestão de Processos e Gestão de Conteúdo e Gestão Eletrônica de Documentos
Soluções corporativas para gestão de documentos e informações
ECM/GED: projetos implantados em empresas públicas e privadas.
Tendências e mercado na implantação de projetos de GED/ECM: para onde vamos?
Digitalização e microfilmagem aliadas à gestão de informações 
Certificação digital e Legalização do Documento digital

Preservação Digital
Exposição de equipamentos
Momento convivencia: “Você faz o evento”


Palestrantes

A Arquitetura da informação e o planejamento de ambientes digitais no mundo 2.0


Charlley Luz (SP)

É consultor em projetos de ambientes digitais de âmbito nacional e internacional planejando portais e sites para instituições como Sebrae, Gol Linhas Aéreas, Rede Globo, BID.
Especialista em Gestão de Serviços e Sistemas de Informação pela FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo onde é professor convidado da pós-graduação em Gestão Documental.
Publicitário e Arquivista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como atendimento, mídia e planejamento em agências de propaganda por mais de dez anos. Diretor e fundador da Feed Consultoria, empresa de consultoria em informação digital e internet. É autor do livro Arquivologia 2.0: a informação humana digital.
Palestrante de eventos nacionais e internacionais.

Abordagem:

Vivemos um momento de transformação de um mundo com papéis determinados para um mundo 2.0, mais social, colaborativo e que direciona novos tipos de relações entre as pessoas, instituições e as informações. Essa nova realidade altera substancialmente a forma como a informação e o conhecimento circula nesses locais. E isso impacta no planejamento de ambientes digitais como portais, sites e intranets, proporcionando aos profissionais da informação, gestores e líderes de projeto novas abordagens e formas de arquitetar a participação, tirando proveito da colaboração em ambientes empresariais, criando formas alternativas de gerar receitas e resultados através da inteligência coletiva e do conhecimento das equipes.



Boas práticas: Projeto Jornal O GLOBO - desafios e resultados de um projeto visando disponibilizar informações de um acervo jornalístico. Do acervo memória ao mundo digital.


Giselle Porto Maia (RJ)

Responsável pela de gestão de conteúdo da Infoglobo na área de Tecnologia de Produtos. Com mais de 10 anos de experiencia em projetos de internet, atuou na Infoglobo como desenvolvedora, analista de sistemas e analista de inovação em diversos projetos, como os sites do jornal O Globo e Jornal EXTRA. Giselle é formada em Tecnologia da Informação pela Unicarioca, com especialização em Modelagem do Conhecimento pela PUC-RJ. É apaixonada pelos assuntos web semântica, ontologias e modelagem conceitual

Abordagem:
Apresentação do projeto e dos desafios encontrados para realizar a digitalização de 73 anos de páginas do Jornal O Globo e disponibilização destes documentos para comercialização e utilização em novas plataformas de conteúdo.
Infoglobo tem como produtos os jornais: O Globo, Extra e Expresso. Os sites Globo e Extra e a Agência O Globo. O jornal O Globo, faz parte da vida dos moradores do Rio de Janeiro desde 1925.



Findability : elementos essencias para a encontrabilidade da informação em ambientes digitais.


Renate Landshoff (SP)

Consultora e Docente - Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP; Graduação em Ciência da Informação pela FESPSP; Docente na Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) desde 2004 em disciplinas de gestão e tecnologia; MBA em Comunicação pela ESPM; especialização em Gestão do Conhecimento pela FGV; 25 anos de experiência na gestão de unidades de informação em empresas de engenharia, consultorias e escritórios de advocacia de grande porte; Vivência  em projetos de organização e arquitetura da informação em ambientes digitais e em projetos na área de Comunicação desenvolvendo sites, boletins eletrônicos e  Customer Relationship Management (CRM); Especialização e prática em docência para educação não-formal em ambientes virtuais pela Fiocruz e autora de cursos e oficinas presenciais e on-line  para capacitação de profissionais da informação na Web 2.0.

Abordagem:
As teorias, metodologias e instrumentos para o tratamento da informação já estão maduros, mas a performance de uma interface de busca ainda pode ser muito melhorada. A palestra abordará os elementos essenciais que irão promover a encontrabilidade da informação, centrando o foco do projeto em seu público-alvo, promovendo assim a gestão COM conhecimento.


Conteúdo:
1.Findability:  Encontrabilidade da informação em ambientes digitais 
2.Metadados e sua importância na representação de recursos informacionais
3.Metodologia na organização e recuperação da informação: taxonomia, tesauro e folksonomia
4 Modelos de Interfaces de busca x competência informacional de usuário
5
.Boas práticas de findability em projetos em Ambientes Digitais


Implantação de Projetos de GED/ECM - Gerenciamento Eletrônico da Informação: como e porque implantar.


Sérgio Mendes (MG)

Engenheiro Eletricista, pós-graduado em Gestão Empresarial e Engenharia de Vendas, com diversos cursos de especialização nas áreas de gestão, qualidade, engenharia e tecnologia da informação,  possuindo mais de 20 anos de experiência nestas áreas. Desenvolveu e implantou softwares de gestão em diversas empresas, tais como: FIAT AUTOMÓVEIS, BELGO MINEIRA, GERDAU, MANNESMANN, VOTORANTIM METAIS, VALE, ANGLO GOLD, MENDES JUNIOR, HERMES PARDINI, SENAC-MG, COCA-COLA, TOSHIBA, entre outras. Atualmente é Diretor da TNX Brasil e professor convidado da Fundação Dom Cabral.

Abordagem:

Ainda não é plenamente conhecido no mercado o conceito de Gestão de Documentos e da Informação, bem como suas tecnologias correlatas. O objetivo da palestra é explicitar os problemas das organizações com gestão de processos, de projetos, gestão das informações e de fluxo documental, traduzindo-os em valores tangíveis. Explicaremos os conceitos básicos de GED, exemplificando com alguns casos reais, demonstrando os amplos benefícios que esta tecnologia pode proporcionar às organizações de qualquer tamanho e de qualquer área de atuação, fornecendo subsídios e evidências que permitem comprovar a viabilidade da implementação da tecnologia de GED (gerenciamento eletrônico de documentos) em qualquer empresa. Você descobrirá quanto sua empresa está desperdiçando por não utilizar esta tecnologia.



Bibliotecas Virtuais na Prática - Cases de Sucesso.


José Lavaquial (RJ)

M.Sc  em Ciência da Computação pelo COPPE / UFRJ em 1984, Engenheiro Eletrônico pela UFRJ em 1978.

Com vasta experiência na área, atuou na Gestão do Conhecimento em diversas empresas, definindo e implantando sistemas de gestão até a concepção do modelo que culminou com a fundação de DocPro Criação de Bibliotecas Virtuais em 1997.

Em 15 anos de DocPro, teve atuação decisiva para a criação de Bibliotecas Virtuais e Bancos de Informação em várias instituições como o Banco de Imprensa (Petrobras), Tesouros da Biblioteca Nacional (BN) e as obras do Espaço Machado de Assis (ABL), disponíveis para acesso público pela Internet.

Além de Diretor-Presidente de DocPro, é Palestrante convidado em diversos eventos da área.



Abordagem:

Os pilares de uma Biblioteca Virtual eficiente e segura.
Cases reais:
Serviço Geológico do Brasil   [ CPRM ]
De documentos A4 a mapas cartográficos >> Como otimizar a banda de acesso garantindo qualidade para o acervo e viabilidade para o projeto.
Revista Conjuntura Econômica   [ FGV ]
7 décadas da economia do país >> Acervo histórico e contemporâneo juntos e disponíveis para pesquisa integral. 
Hemeroteca Digital do Brasil   [ Biblioteca Nacional ]
Mais de 1 século da história do Brasil >> Como pesquisar acervos gigantescos de forma eficaz e rápida.


INFORMAÇÃO VERDE: Gestão do Projeto Informacional
O caminho da informação do papel ao digital


Romoaldo Zacarias (SP)


Bacharel em Ciências Contábeis, Administrador de Empresas, Análise de Sistemas, Bacharelando em Ciências Jurídicas – Direito. Formação em instituições como Fundação Álvares Penteado – SP e FGV/RJ.  
Especialista & Analista: Organização, Sistemas e Métodos / BPM – Business Process Management; BPMN – Business Process Management  
BI (Business Intelligence); GED; CRM; ERP – Enterprise Resource Planning; Green IT Citizen  
Prêmios: Profissional do Ano 1998 CENADEM – Centro Nacional da Imagem e Informação, Best Choice Lótus / IBM – Brasil 1998, 1999, 2000 e 2001 e Finalista do Best Choice 2002 – Orlando USA – Categoria Knowledged Management, 2010 - 2011 - 2012 - Awards - Best of Information Services Mangement - BVMW - South America.
Ocupou a posição de Diretor em quatro empresas na área de Gestão de Projetos Informacionais, sendo três nacionais e uma internacional na Inglaterra, Alemanha e Holanda.  Atualmente é o Presidente do UniLogos Institute - São Paulo e Diretor de EIM - Head of Information Management Buiness Unit da Synercorp Technologies (Alphaville/Barueri SP) Gestor de Projetos Informacionais da BR IT Software (Santo André/SP)
Palestrante –  Instrutor  desde 1992 com aproximadamente 6 mil profissionais treinados


 Abordagem:

Como é o  Escritório sem Papel? – Paperless Office.

O que fazer com a sopa de letras?

  • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
  • ECM – Enterprise Content Management
  • BPM – Business Process Management
  • PMP – Project Management  Professional
  • EIM – Enterprise Information Management
  • BBB – Business Big Bang  Theory  (Visão Synercorp® da Explosão  da Informação Corporativa).
  • EDA – Enterprise Digital Architecture (Visão Gartner ®da Arquitetura Organizacional no mundo Digital)
  • Cloud Computing – Computação nas Nuvens
  • Ambientes Digitais Diversos -  TI  e Informação Verde

Conteúdo:

1. Da Gestão Acervos Físicos a Gestão de Acervos Digitais
2. Segredos da Implantação de Projetos Informacionais
3. Gestão de Projeto orientado a Informação - Big Bang da Informação na Organização sem Papel
4. Características do Projeto de Tratamento do Acervo: Tecnologias, métodos, técnicas e estratégias para cada tipo de documento, negócio, objetivo
5. Estudo de Caso
 

Apresentação de projetos/Cases


Pablo Soledade (BA)


Mestrando em Ciência da Informação - ICI-UFBA, Especialista em Administração Hospitalar pela Escola de Administração da UFBA, Bacharel em Arquivologia pelo ICI-UFBA. É consultor de negócios arquivísticos da Empresa Acesso, Coordenador do SAME-MCO-UFBA. Ex-Conselheiro Titular do Conarq - Conselho Nacional de Arquivos e Ex-Presidente da Associação dos Arquivistas da Bahia. Temas de maior interesse: Arquivologia, Gestão de Negócios, Arquivos da Saúde.

Abordagem:

A relevância de projetos arquivísticos de organização e GED para implementação da nova Lei Federal de Acesso a Informação.
Apresentação de cases de organização, tratamento, digitalização e GED em instituições como: Fundação Oswaldo Cruz, TRT-RJ - Tribunal Regional do Trabalho, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro - Fundação Museu de Imagem e Som, Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia - Coordenação de Desenvolvimento Agrário, Iphan-DF, Fundação Joaquim Nabuco-PE.
 


Digitalização de Documentos e a Preservação Documental na era Digital


Odair Rodrigues (SP)


Engenheiro Eletronico com Especialização em Administração de Empresas , tem mais de 20 anos de experiencia na area de Digitalização e Microfilmagem de Documentos , tendo participado de diversas implementações de projetos a nivel nacional e na America Latina. 
Exerce o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Canais da Area Document Imaging da Kodak Brasileira para as regiões Sul & Sudeste.

 Abordagem:

Como capturar documentos  utilizando scanners , como definir o equipamento correto e tendências de mercado. Como preservar a informação digital num cenário de mudanças de tecnologia. A obsolescência tecnologia e o impacto na gestão documental. Aspectos da  digitalização e microfilmagem de documentoscomo meio de preservação da informação por longo prazo.  Exemplos de aplicações  e tendências.




Repositório Digital para Informações: Da ideia a implementação


Henrique Kelmer (RJ)

Diretor Técnico e sócio da empresa Contempory Informática com mais de 20 anos de experiência na área de Gestão de Informação, atua especialmente na automação e organização de Bibliotecas, Centros de Documentação e Conhecimento - Know-How.
 

 Abordagem:
1.A "melhor" Definição / Como avaliar
2.Informação Digital - Apenas Digital?
3.Ferramentas e Soluções:
4.Caracterização dos Dados - Metadados
5.Padronização da Terminologia
6.Portal de Consulta - Apresentação da sua Informação - A sua "vitrine"
7.Roteiro Básico


A variedade de formas e a frequencia de uso da expressão ?repositório digital? sugere uma gama enorme de "entendimentos" deste serviço / ferramenta e, com isso, avaliar o que realmente deve ser considerado para uso, seja na comunidade científica, nas IEs (Instituições de Ensino) e mesmo que qualquer empresa e segmento, sendo extremamente viável de ser utilizado nas diversas instituições privadas, organizações, sejam para gestão de informações técnicas, institucionais, temáticas e competitivas.
 


 Coordenação Técnica: Todeska Badke 



Diretora da EDOC Consultoria & Capacitação, empresa que tem como base a experiência dos mais de 30 anos de atuação profissional da Consultora em gestão de informações e documentos.
Consultora Sênior de negócios em gestão de documentos e informações. Realizou projetos para empresas como Vale, Belgo Mineira, Gerdau, Petrobrás, Unimed, Usiminas, Rhodia, Coca Cola, Prosegur e muitas outras do mesmo nivel. Organiza, coordena e realiza eventos nas áreas de gestão de documentos, informação e do conhecimento desde 1985. Graduada em Biblioteconomia pela Ufes/ES, possui Mestrado pela UFMG/BH e Especialização pelo IBICT/RJ.


 



Apresentação do livro do Arquivologia 2.0 de Charlley Luz

 
   


Data e Local

Data: 27 e 28 de junho de 2012
Horário: 08:30 às 18:00h

Carga horária de capacitação: 16 horas

Local: Auditório da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro
Rua do Carmo, 27 - Centro - Rio de Janeiro/RJ





Valores e Inscrições


ESTE EVENTO FOI REALIZADO EM JUNHO DE 2012

SE DESEJA PARTICIPAR DO SEMINARIO SERVIÇOS INFORMACIONAIS NA WEB 2.0 e GED, que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro favor CLICAR NO LINK DO EVENTO NA PAGINA DO SITE ONDE TEM A IMAGEM DO CRISTO REDENTOR ou no LINK abaixo.

http://edocconsultoria.com.br/treinamentos/servicos_informacionais_na_web_2


ESTE NOVO SEMINARIO ESTA PUBLICADO NO SITE: TEM UM BANNER A SUA DIREITA, COM IMAGEM DO CRISTO REDENTOR E COM O NOME DO EVENTO.

AO CLICAR VOCÊ ENCONTRARÁ TODAS AS INFORMAÇÕES A RESPEITO.
  



 

















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Tel: (27) 3024-2367
(27) 9249-2367
(31) 9120-5604
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